Seguidores

Arriscando no pernil


Boa noite pessoas!
Mais um post curioso hoje...
Então a história é a seguinte:
Já faz um tempo que eu queria assar uma banda de um porco super enorme que estava no freezer de casa, porco este que já devia estar há muito tempo lá congelado, acho que mais de uns 3 meses. Foram muitos os planos de prepara-lo, porém, a família e os compromissos não colaboravam.
Tomei coragem nesse final de semana e mesmo com uma parte da família viajando, descongelei pelo menos o pernil e assei.
Agora a parte triste da história. Meu irmão já havia tirado o pernil pra descongelar para que eu temperasse, eu não vi e tirei a outra parte, quando penso que não, o pernil já estava mega descongelado, então mais do que rápido, acelerei nos temperos e deixei apenas de um dia pro outro na marinada, pois meu medo de perder a peça era maior que o desejo de deixá-lo mais um dia curtindo os temperinhos.
Concluindo, foi o fim de semana suíno aqui em casa. Preparei uns pratinhos, aproveitei e reaproveitei o porco, afinal eram apenas 3 pessoas adultas e uma criança para dar conta de tanta comida.
Já peguei o celular e mandei whatts pro meu amigo @Lipthijm vir pra casa e começarmos nossos trabalhos. Muita foto e comida boa nesse fim de semana. Afinal de contas o que não falta aqui é projetos e ideias pra gente postar.



Tempero pra carne
Ø  Vinho branco seco de sua preferência e à seu gosto a quantidade, eu utilizei 500 ml.
Ø  6 pimentas de cheiro grandes
Ø  12 dentes de alho
Ø  Cheiro verde
Ø  Pimenta (se preferir a dedo de moça ou a bode cai bem)
Ø  500 ml de caldo de limão, eu inclui aí o caldo de 2 tangerinas (não me pergunte porque, só achei que combinava)
Ø  Sal à gosto

Modo de preparo
Bata as pimentas, o alho, um pouco do sal, o cheiro verde e as pimentas no liquidificar, ou no processador mesmo, confesso que no liquidificar tem a necessidade de adicionar, um pouco de líquido, pode ser água, óleo ou o caldo de limão mesmo, pra facilitar. Vai ficar pastoso. Em seguida faça furos no pernil com a faca, passe todo tempero na peça, acrescente mais sal, despeje o vinho e o caldo de limão. Eu coloco a peça dentro de um saco plástico próprio para alimento. Leve pra geladeira e deixe por 12 h de um lado, depois mais 12 h do outro, a verdade é que se puder deixe mais umas 12h curtindo para pegar sabor.
Meus planos eram assar na churrasqueira, mas foi outra tentativa frustrada, pois ela estava interditada de tanta tralha. Coloquei o pernil em uma forma grande, despejei apenas um pouco do caldo e o restante conservei na geladeira, cobri a forma com papel alumínio. Deixei cerca de 6 horas no forno em temperatura de 180º C. Lembrando que é bom sempre olhar, pois o meu pernil era imenso, com 4:30 de forno retirei o excesso de gordura da forma e adicionei mais um pouco do caldo que havia conservado e deixei dourar sem o papel alumínio, esse porco não teve pururuca, devido as circunstâncias e o tempo que estava congelado. O segredo é ir verificando e experimentado, caso esteja sem sal, coloque um pouco mais do caldo temperado, ajuda muito.
Foi assim que eu fiz esse pernil loucamente sem noção aqui em casa e deu super certo.
Eu servi com um arroz branco, uma salada linda que já tem aí nos posts anteriores e um Chutney de manga picante.


Espero ter transmitido bem as circunstâncias que fiz o porco hahaha também espero que tenham compreendido, no caso de dúvidas, sintam-se a vontade em perguntar.
Próximos posts vem o reaproveitamento do porco, pois aqui nada se desperdiça.

Desejo uma ótima noite e até a próxima receita!

Lembrando que as fotos lindas são sempre do meu amigo lindo @lipthijm, sigam no instagram.





Comentários

Postagens mais visitadas